Método Kinesio Taping: as fitas coloridas que aliviam a dor imediatamente

Oi meus amigos e amigas!
Hoje vou contar a história deste método de bandagem chamado Kinesio Taping, criado na década de 70, pelo quiroprata Japonês Dr. Kenzo Kase, inicialmente idealizado para tratar a dor e melhorar a performance de movimento dos atletas olímpicos da seleção japonesa, devido ao sucesso na redução das dores, posteriormente, passou a ser utilizado em pessoas não atletas. Tive a felicidade de participar de uma das primeiras turmas de Fisioterapeutas especialistas em Kinesio Taping no Brasil, no ano de 2001. Este importante método da terra do sol, pertencente à Medicina Oriental, serve para tratar a dor nas articulações e nos músculos, inchaços, reduzir excesso de contração muscular, aumentar a força de contração do músculo, além de fovorecer o alinhamento da postura.
O grande diferencial deste método, é que não utiliza nenhum medicamento. Todo o seu efeito é determinado pela tensão que a fita exerce sobre a pele quando colada. Após ser tensionado e aplicado, o Kinesio, por ser elástico recua, tracionando a pele formando um efeito de enrugamento. Este estímulo se propaga aos receptores, pequenos nervos situados logo abaixo da pele, que captam os estímulos de tensão e proporcionam um reflexo de relaxamento muscular na área dolorida. Após o relaxamento muscular, o sangue volta a circular normalmente até o interior da musculatura trazendo com ele células de defesa e oxigênio, que proporcionam uma verdadeira faxina no local inflamado, removendo as células mortas, reduzindo a inflamação, o inchaço e a dor. O Kinesio Taping é considerado uma segunda pele, feito com um tecido elástico ele permite a movimentação normal da articulação não restringindo o movimento, pode molhar e permance aderido agindo dia e noite por até cinco dias.
ASSISTA ATRAVÉS LINK ABAIXO, O VIDEO QUE ILUSTRA O EFEITO DE DILATAÇÃO DOS VASOS SANGUÍNEOS APÓS A APLICAÇÃO DO KINESIOTAPING

Mas, uma questão não quer calar: Por que as bandagens são coloridas?
Os orientais são práticos por natureza, em relação às suas invenções em saúde. Quando aplicamos as cores escuras, o tecido do kinesio absorve a luz e a transforma em calor no local aplicado. Com o aquecimento, os vasos se dilatam, facilitando o aumento do fluxo de sangue no local, o que o que ajuda a reduzir as dores de maior intensidade. Já as cores mais claras absorvem menos luz e não alteram a temperatura da pele.
O uso do Kinesiotape vem se popularizando devido a sua eficácia e também devido ao aumento do número de profissionais habilitados a utilizar o método. É um importante recurso do arsenal de tratamento Fisioterapêutico, seu efeito analgésico se inicia de três a cinco minutos após sua aplicação e permite tratar a dor 24 horas por dia enquanto ele estiver aplicado, sem o uso excessivo de medicamento para dor em casa. Por permanecer por 4 a 5 dias, pode ser utilizado durante os finais de semana, contribuindo para o controle da dor nestes dias que o paciente não pode relizar Fisioterapia na clínica, favorecendo sua reabilitação de forma mais precoce.
Abaixo seguem alguns links sobre o método e suas principais aplicações na prática clínica. Clique sobre o link que desejar e assista para que você possa entender como tratamos as dores com o Kinesio Taping Method:
1- APLICAÇÃO DE KINESIO EM CASOS DE BURSITES, TENDINITES OU ARTROSES DE OMBRO

2- APLICAÇÃO DE KINESIO EM DORES NO JOELHO DE PRATICANTES DE CORRIDA, OU, POR ARTRITES, ARTROSES, TENDINITES, INFLAMAÇÕES E INCHAÇO NA ARTICULAÇÃO APÓS ENTORSES OU CIRURGIAS

3- APLICAÇÃO DO KINESIO PARA DORES NA COLUNA LOMBAR DECORRENTE DE DESVIO POSTURAL, HÉRNIA DE DISCO, BICO DE PAPAGAIO E ARTROSE (DESGASTE DA ARTICULAÇÃO)

4- APLICAÇÃO DE KINESIO PARA DORES NO PESCOÇO POR TORCICOLO, HÉRNIAS DE DISCO, BICOS DE PAPAGAIO OU ARTOSE

Quer experimentar viver sem dor? Marque sua consulta e teremos prazer em atendê-lo. Se você já utilizou, se tem alguma dúvida, opinião ou sugestão, não esqueça de escrevê-la e publicá-la no campo de respostas logo abaixo, para que possamos fazer um blog cada vez melhor para você.

Um grande abraço!
Dr. Rodrigo Fortes e equipe.

Sobre Dr. Rodrigo Fortes

Sou Fisioterapeuta, Especialista em Acupuntura e Reabilitação de lesões da coluna e do joelho. Como docente tenho Mestrado em Ciências da Ortopedia e Traumatologia pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clinicas da Universidade de São Paulo. Sou autor de 11 pesquisas científicas publicadas em revista. Com o objetivo de aplicar a Fisioterapia de forma científica, oferecendo conforto, tecnologia e alta eficiência fundei no ano de 2002, na cidade de Jacareí-SP o INSTITUTO RODRIGO FORTES Coluna e Joelho. O nosso objetivo é oferecer tratamentos de Fisioterapia e Acupuntura de alto nível científico ao alcance de todos, independente da condição sócio econômica. Muita saúde a todos, mas se precisarem contem conosco!
Esta entrada foi publicada em Condutas adequadas, Dor na coluna, Dor no joelho, Sem categoria e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

9 respostas a Método Kinesio Taping: as fitas coloridas que aliviam a dor imediatamente

  1. Marta Soares Mattar disse:

    Qual exame devo levar para aplicação do kinesio taping? E qual é seu endereço?

    • rodrigo disse:

      Olá Marta, obrigado pela visita!
      Antes de indicar ou não a aplicação do Kinesio, temos que estabelecer o seu diagnóstico. Para isso é necessário que você marque uma consulta inicial e traga todos os exames de imagem que você tem, referente à sua dor. Teremos prazer em recebê-la. Um Grande abraço! Dr. Rodrigo Fortes e equipe. (12) 3951-1759.

  2. márcia carvalho faria disse:

    Olá Dr Rodrigo vi os videos e achei muito interessante, já conheço o seu trabalho quando fiz acupultura e foi ótimo, agora as dores voltaram pois parei com o tratamento por falta de tempo, nesse caso se for fazer essa aplicação tenho que ir sempre ao seu consultório? Pois moro em São José dos Campos e fica dificil por causa do horário, mas vou ligar para saber o valor, obrigada e bom dia.

    • rodrigo disse:

      Olá Márcia!
      Primeiramente obrigado pelo seu contato. Em relação ao tratamento, provavelmente suas dores voltaram por você não ter realizado todas as etapas da reabilitação, incluindo o controle da dor, cicatrização e reequilíbrio muscular. Para sabermos quantas vezes por semana você necessitará de tratamento, oriento a agendar com minha secretária, uma consulta inicial, onde você será examinada e diagnosticada para assim apontarmos a sua necessidade.
      Obrigado pela sua visita e volte sempre ao blog, caso se intersse nos siga através do facebook.com/clinicarodrigofortes.
      Um abraço!
      Dr. Rodrigo Fortes

  3. Eduardo Gabriel disse:

    Bom dia doutor, adorei sua matéria, vim aqui a procura de uma ajuda nas dores do meu ombro, ja tenho o diagnostico, no medico que eu fui, pediu um ultra-som, e saiu que tenho tendinopatia do supra espinhal leve, ele disse que é quase imperceptível, mas me causa um certo desconforto, principalmente quando vou durmir e quando acordo. no restante do dia quase não sinto. eu até que gostaria de me consultar com você porem não moro na sua cidade, gostaria de saber se só a kinesio tape é capaz de curar, ou pelo menos acelerar significativamente a cura da minha bursite.

    • rodrigo disse:

      Bom dia Eduardo Gabriel!
      Muito obrigado pela sua visita ao nosso blog!
      Em relação ao seu problema, este é muito comum nos dias de hoje, devido ao excesso de trabalho estático usando os braços em linhas de produção manual ou nos escritórios usando computador. Se agravam os casos, a medida que a maioria das pessoas não têm o hábito de fortalecer a musculatura do ombro com exercícios. Assim os tendões ficam menos resistentes ä sobrecarga e as articulações e bursas sofrem com o enfraquecimento muscular e falta de estabilidade durante os movimentos. Para estes casos o Kinesiotape pode ser utilizado para reduzir o quadro doloroso na primeira etapa da reabilitação, lembrando que sua dor só cessará totalmente se for reequilibrada a força muscular, o que só pode ser realizado na terceira etapa do tratamento. O tempo estimado para a recuperação total de um ombro doloroso com tratamento de Fisioterapia é de aproximadamento 90 a 120 dias. Espero ter lhe ajudado.
      Volte sempre ao nosso blog e se quiser siga-nos no facebook.com/clinicarodrigofortes.
      Um Grande abraço!

      Dr. Rodrigo Fortes

    • Olá Eduardo obrigado pelo contato!
      Para que você alcance a cura definitiva do seu ombro será necessário que o Fisioterapeuta e o Médico que te tratam respeitem as 3 etapas do tratamento que são: alívio da dor, cicatrização e reforço muscular. Na etapa de controle da dor, o Kinesiotape em especial, se mostra um importantíssimo recurso terapêutico que auxilia muito na redução mais rápida do quadro doloroso, tirando o paciente do sofrimento e acelerando a recuperação total num menor espaço de tempo.
      Espero ter te ajudado e volte sempre ao nosso Blog.

      Um forte abraço!
      Dr. Rodrigo Fortes

  4. Luiza disse:

    Olá Dr Rodrigo , eu li sua matéria e gostaria de saber se eu poderia colocar a fita , eu tenho 14 anos e tenho bursite e tendinite no ombro direito , no trapezio . Já fiz fisioterapia e acupultura , mas minha dor não passa. Obrigado .

    • Oi Luiza, primeiramente obrigado pelo contato!
      Para sabermos se há ou não a indicação do uso das fitas Kinesiotape é necessário examinar seu ombro aplicar testes e avaliar exames para descobrirmos a origem da sua dor. A partir daí, poderei prescrever o tratamento adequado utilizando Fisioterapia, Acupuntura e Kinesiotape, todos estes métodos associados, ao mesmo tempo. Assim você terá todas as chances de se recuperar e o Kinesiotape proporcionará uma reabilitação mais rápida quando comparado com os métodos normais de tratamento. Se você se interessar é só ligar na clínica e agendar com minha secretária a sua consulta. O telefone para contato é (12) 3951-1759 sendo necessário ser acompanhada por seu pai ou sua mãe.

      Um forte abraço!
      Dr. Rodrigo Fortes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>